Não é incomum que para bandas promissoras atrair fãs promissores, devam tocar alguns covers. Em verdade, ícones do rock como THE ROLLING STONES começaram suas carreiras como bandas cover. Mas os roqueiros de blues do Tennessee, ZZ TOP, conseguiram levar essa tática para o próximo nível bizarro (e ilegal) em uma busca por dinheiro que envolveu se passar por outra banda já famosa. Antes de terem sucesso com músicas como “Sharp Dressed Man” e “La Grange”, eles se faziam passar por “THE ZOMBIES”, lembrou em 2016 o baixista DUSTY HILL.
“Disseram-me que (os Zombies) não existiam – que eram apenas um som de estúdio”, conta MARK RAMSEY, que fez parte da banda falsa, ao BuzzFeed . “Eu estava empolgado e lisonjeado. Eu tocava havia apenas alguns anos e os outros caras já eram de nível profissional naquela época. Eu via isso como uma chance de me divertir, sair com alguns caras legais, aprender algumas músicas, e pensei: vá para algum lugar fora desta ‘Hillbilly Ville’ (em alusão a uma cidade de caipiras) e ganhe um pouco de dinheiro. ”
A história da farsa:
Todo o esquema começou no final dos anos 1960, quando uma empresa chamada “Delta Promotions” percebeu que o grupo de rock inglês THE ZOMBIES teve um grande sucesso nos Estados Unidos com sua música “Time of the Season”, mas de alguma forma estava totalmente inconsciente disso. O grupo pop já havia se separado quando o hit alcançou o topo das paradas em 1969.
THE ZOMBIES “Time of the Season (1968, vídeo-montagem 2020)”
Resumindo, DUSTY HILL e FRANK BEARD os futuros membros do ZZ TOP, viajaram pelo país pela Delta, tocando com roupas falsas de Zombies, com nomes falsos, histórias com fundamentos falsos e músicas reais dos Zombies.
Houve algumas ressalvas ao golpe, conforme relatado pelo Buzzfeed . Existiam apenas quatro caras na farsa do ZZ TOP, apesar do fato de os Zombies serem cinco integrantes (de acordo com o Ultimate Classic Rock , Beard teria dito a qualquer um que perguntasse, que o tecladista desaparecido estava na prisão após ter ser sido pego) e a banda periodicamente usava chapéus de cowboy, que definitivamente não eram usados pelos Zombies ingleses.
O falso “The Original Zombies”. Hill e Beard do ZZ Top são os que aparecem com chapéu na foto
(cortesia: twitter.com/danielralston)
De alguma forma, nada disso parecia importar, já que pelo menos duas outras bandas imitações de os Zombies estavam tocando em locais americanos na época. Os fãs e a imprensa finalmente perceberam que os estranhamente “Southern Zombies” não se pareciam muito com os ingleses por trás dos sucessos dos anos 1960, e a coisa toda desmoronou. Hill e Beard pegaram seu talento musical e começaram sua própria banda original (e legal), o ZZ TOP.
Felizmente, os membros do ZZ TOP podem ficar tranquilos sabendo que THE ZOMBIES perdoam o roubo de identidade musical. “Naquela época, acho que ninguém sabia como éramos”, disse o frontman do Zombies, COLIN BLUNSTONE, à CBC em 2017. “Tínhamos um grande sucesso e não havia uma banda. Não é uma situação ideal, por esse motivo eu não vou ser duro com qualquer um que tenha preenchido esse vácuo”.