Muitos dizem que aquele brilho do heavy metal clássico está morto, certo? Entretanto se depender da atitude e garra dos franceses da EXISTANCE em seu novo álbum – a resposta é um sonoro NÃO!
Heavy metal clássico nas veias:
Diferente das bandas da NWOTHM (New Wave Of Traditional Heavy Metal) surgidas à partir do início da década de 2010, os nativos de Clermont-Ferrand optaram por uma sonoridade baseada no heavy metal ultra-clássico.
Sendo assim, como faziam por exemplo o IRON MAIDEN, JUDAS PRIEST, ACCEPT e SAXON na década de 1980, estes franceses primam por músicas que trazem progressões melódicas de guitarras gêmeas, riffs e refrões.
Ao mesmo tempo, EXISTANCE incorpora com maestria as nuances do hard and heavy americano (especialmente DOKKEN, XYZ e WARRANT) sem que entretanto, isso comprometa sua sonoridade tipicamente mais pungente.
Breve histórico da banda:
Formado em 2008 por Julian Izard (vocal/guitarra), a EXISTANCE é um dos grupos franceses mais ativos no cenário de heavy metal “underground” atual. Após um EP lançado em 2010 seguido do primeiro álbum em 2014, eles se apresentaram em vários festivais ao lado de SAXON, GAMMA RAY e METAL CHURCH, e foram banda de abertura para ADRIAN VANDERBERG, JOE LYNN TURNER e SKULL FIST.
Após o lançamento do segundo álbum “Breaking The Rock” em 2016, seguiram para o “Hills of Rock Festival” na Bulgária e posteriormente foram banda de abertura para turnê “Apocalypse Over Europe” da PRIMAL FEAR e RIOT V em 2018.
Conforme relatou o guitarrista ANTOINE POIRET à La Grosse Radio, a banda iniciou o projeto de seu próximo álbum em 2019 com horizonte para lançamento em setembro/outubro de 2020. Entretanto em decorrência das limitações impostas pela pandemia, as coisas não aconteceram exatamente como planejado – mas finalmente depois de dois anos de espera – o álbum foi lançado em 29 de outubro de 2021.
Já estão confirmados shows em Janeiro 2022 com RAPSODY OF FIRE e NIGHTMARE. Em 25 de Junho eles participam do HELLFEST no palco Mainstage 02, onde tocarão subsequentemente BLIND GUARDIAN, EPICA e NIGHTWISH.
O Novo álbum:
Definitivamente “Wolf Attack” é uma prova da habilidade da EXISTANCE em misturar os gêneros tradicionais de heavy, speed e power metal. Recheado de faixas com riffs generosos, ritmos galopantes, linhas épicas de guitarras e solos marcantes entremeados a muito groove, o álbum justifica porque a banda vem sendo considerada um dos maiores talentos em ascensão do heavy metal francês na atualidade.
A produção, estética e sonoridade remetem diretamente ao heavy metal dos anos oitenta. Por outro lado a banda incorpora sua marca contemporânea às faixas, fazendo o álbum soar divertido e distante de ser uma mera cópia musical retrô.
Se considerarmos que o gênero heavy metal clássico, pela própria natureza sonora e por tudo que já foi feito antes – dificilmente nos trará inovações, “Wolf Attack” representa à altura o legado contemporâneo do estilo e mantém o seu brilho para as novas gerações de rockers na atualidade.
Existance (Wolf Attack (2021):
Se você curtiu essa playlist, saiba que tem muitas outras de vários estilos e épocas do Rock. Dá uma olhada lá em nossa seção de PLAYLISTS e boa viagem!